/, Boas Práticas/4 Itens que não podem faltar no aquário do acara disco

4 Itens que não podem faltar no aquário do acara disco

Para montar um aquário para acara discos, você precisará proporcionar um ambiente estável para eles. Discos são peixes sensíveis a variações. Para manter um ambiente estável precisará se preocupar com alguns aspectos. Vamos falar um pouco sobre eles:

1. Filtragem

De todo o conjunto de um aquário bem montado, arrisco dizer que o sistema de filtragem irá representar um dos componentes mais importantes. Sem uma boa filtragem dificilmente você manterá algum peixe bem, e discos como são muito exigentes em relação aos parâmetros da água, seria impossível. Discos necessitam de água limpa e seu filtro será responsável pela manutenção das condições saudáveis de água dentro do aquário. Um filtro é essencialmente um local onde estarão disponíveis elementos para fixação de uma colônia de bactérias nitrificantes. Existem basicamente três tipos de filtragem, isto é, biológica (mais importante), mecânica e química. O ideal é que você possua os três em um esquema de filtragem eficiente.
Mais Detalhes: Filtragem no aquário dos discos

2. Aquecimento

Discos necessitam de uma faixa de temperatura entre 28 e 30 C, para que fiquem realmente bem. Você vai precisar adquirir um termostato de potência suficiente para manter a temperatura da água desejável para o seu disco, de acordo com o tamanho do seu aquário. Como um guia considere um watt por litro, ou seja, um aquecedor de 250 watts deve suportar bem um aquário de 220 litros em media e de no máximo 250 litros . Mas isso é apenas um guia, você deve considerar sua região. Se for muito fria talvez você precise aumentar a potencia, se for muito quente você pode até diminuir e economizar. Eu não recomendo que diminua, pois ainda temos as estações do ano e a temperatura pode baixar cair em algum momento.

Então se possível tenha potência sobrando no seu termostato ou até mesmo tenha mais de um, considerando as eventualidades que podem acontecer. Você também precisará de termômetro para conferir se a temperatura ajustada no termostato esta sendo mantida constante.

3. Iluminação

Quanto à iluminação, você não vai precisar de uma iluminação não muito forte, a não ser que queira manter um aquário plantado com discos, mas aqui vale muitos poréns (veja aquário plantado de discos). Para Discos, indicamos a faixa de cerca de 0,25 a 0,5 watts por litro, já estaria adequado. Essa faixa te possibilitaria até ter plantas menos exigentes e fáceis de se manter.
A saúde e principalmente as cores dos discos também são afetados pela iluminação. Uma boa iluminação permitirá que você possa realmente ver e apreciar todo o interior do seu aquário e a beleza dos seus discos. A iluminação adequada ao seu setup é vital não só para manter o seu disco saudável, mas também para que você possa desfrutar de suas belas cores e o layout do seu aquário.
Mais Detalhes: Iluminação do Aquário de Discos

4. Kits de teste e outros itens essenciais

Um dos itens mais importantes que você vai precisar são kits de teste para testar a sua água e identificar a presença de amônia, nitritos e nitratos, para determinar o pH e os níveis de dureza de carbonato.
Com seus próprios kits de teste, você será capaz de verificar rapidamente os parâmetros da água a qualquer momento. Isso vai permitem garantir que o seu cuidado com a água do aquário está sendo mantido como deveria, e para determinar se a causa de qualquer problema está na alteração de algum parâmetro da água.
Mais Detalhes: kit de testes  e itens essenciais