Quarentena do Acara Disco, Necessidade absoluta!

Quarentene todos os novos acara disco!!!! Vou começar esse artigo com um ditado antigo, ou melhor, um novo ditado, enfim você vai entender o que quero dizer: “Mais vale um disco no aquário do que dois boiando”. Então, não é exagero, não vale a pena assumir riscos. Falo isso por experiência própria, já tive perdas irreparáveis por falta de quarentena.  Se eu dissesse só isso aqui já seria o suficiente. Se você quer manter seu disco ou até mesmo outros peixes que tenha algum apego sentimental saudáveis, não vale a pena colocar nenhum peixe novo, planta, enfeite….  ou qualquer outro coisa no aquário que vá colocar seus peixes em risco sem quarentena.

Imagem Quarentena Acara Disco

Imagem: Creative Commons, License

Quarentenar significa manter, tudo que é novo isolado. Um aquário de quarentena é uma necessidade absoluta para um aquarista. É muito chato e caro perder discos, ainda mais devido a uma doença ou parasita por falta de quarentena. Tudo que vá ser colocado em um aquário já estável pode abrigar patógenos que seus peixes não são imunes. Se usarmos uma analogia, seria como você quando faz uma viagem para determinado local e precisa tomar vacina para estar imune a algum vírus ou doença. A diferença é que não existem vacinas comerciais para prevenção dos seus discos. Essa prevenção é feita através da quarentena e do teste de compatibilidade biológica. Portanto tanto seus discos como o novo disco correm sérios riscos sem adotar tais procedimentos.

O aquário de quarentena

O aquário de quarentena é um aquário pelado, não deve conter nenhum elemento decorativo, acessórios e substrato, pois sua função principal será proporcionar um ambiente 100 % limpo e estável para abrigar seus discos por um período de tempo relativamente pequeno. Qualquer elemento além do essencial é dispensável. O necessário será apenas o aquário propriamente dito, na litragem adequada à quantidade de discos a serem quarentenados, geralmente entre 40 L a 120 L.  Um bom termostato para manter a temperatura estável e elevada, em torno de 30° C. E o principal, um filtro biológico com uma boa ciclagem que permita manter a água em perfeitas condições. Não deve haver qualquer valor de amônia nesse aquário.

Ajuste os parâmetros da água de quarentena, para bem próximo, senão igual aos parâmetros da água de origem do novo disco. Aos poucos durante o período de quarentena vá alterando os parâmetros para os valores do seu aquário principal. Não precisa nenhuma pressa, você terá no mínimo duas semanas para fazer isso, altere um pouquinho a cada dia. Tome cuidado para que nem a água, nem nenhum acessório da quarentena tenham contato com seu aquário principal.

A quarentena deve ter duração de no mínimo 2 semanas, associado a um teste de compatibilidade de mais duas semanas no mínimo. Posso dizer então que o prazo mínimo para colocar um novo habitante no seu aquário seria um mês.

Veja também: Tratamentos na Quarentena.

2018-03-27T12:21:15-03:00 Boas Práticas, Doenças|