//Qual o melhor tamanho e idade para comprar um acara disco

Qual o melhor tamanho e idade para comprar um acara disco

Quando for escolher seu acara disco, deve ser perguntar qual tamanho de disco vou comprar ? Para definir o tamanho do disco que irá comprar, deverá levar em consideração alguns fatores e não só o valor. Mas antes para facilitar e alinhar nossa conversa considere a tabela de tamanhos de discos abaixo, essa tabela é baseada nos tamanhos e tempo de crescimento dos discos da nossa estufa.

Idade e tamanho de nossos Discos são:

5 – 7cm  (Pequenos 2 – 3 meses)

8 – 10cm  (Médios 4 – 6  meses)

10- 12cm  (Médios/Grandes 7 – 8 meses)

12 – 15cm – (Grandes 9 -12 meses)

Acima de 15cm (Matriz)

Sua Experiência com Discos

O primeiro fator a considerar é a sua experiência com discos. Se for um novato no cuidado dos discos e tiver pouca experiência, deve pensar cuidadosamente antes de comprar discos muito pequenos, 5 a 7cm de comprimento. Discos nessa faze de tamanho ainda exigem muitas refeições e grandes mudanças da água por dia. Têm baixa tolerância a má qualidade da água, que geralmente leva ao nanismo (veja atrofiamento) ou mortes. Nesse caso o melhor seria comprar discos médios ou grandes, a partir de 9 cm.

Tamanho do aquário

O tamanho do aquário também é uma fator a se considerar. Em um aquário de 300 litros, por exemplo, é possível manter em media 10 a 15 discos pequenos de 5 a 8cm. Já para discos médios 8 a 10 cm é necessário diminuir o numero, de 8 até 10 peixes. Se forem discos grandes até 15cm, até 8 discos, e  para matrizes no maximo 6. Percebe que quanto maior o disco maior o espaço necessário para mante-los.

Nesse aquário que usamos como exemplo, você pode começar com uma quantidade de discos maior em menores tamanhos, mas à medida que os discos forem crescendo terá de ir diminuindo a quantidade.  Seguindo o mesmo raciocínio, então quanto mais discos desejar ter, e quanto maiores eles forem, maior deverá ser o aquário para manter os mesmos. Portanto o tamanho do aquário influencia diretamente a quantidade de discos que se pode ter.

Para Formação de Casal

Para formar casais o ideal é comprar discos pequenos e médios, isso por que geralmente os discos grandes e matrizes disponíveis a venda são peixes que foram descartados por seus criadores para formação de seus planteis. Os melhores discos são separados para formação de plantel quando ainda são pequenos e médios. Um criador que tenha certeza da qualidade produtiva de um disco, dificilmente disponibilizará o mesmo para venda.

Discos mantidos em boas condições chegarão à idade fértil por volta de um ano de idade e estarão totalmente crescidos com a de cerca de dois a dois anos e meio, podendo viver por até 15 anos e atingir até 20 centímetros de tamanho.

Para garantir o crescimento constante e saudável do seu acará disco é recomendado uma alimentação o mais variado possível (veja alimentado seu disco) e trocas parciais freqüentes da água do seu aquário (veja trocas parciais), pois será através da boa alimentação e da renovação constante de minerais da água que seus discos conseguirão se desenvolver da melhor maneira possível.

2016-12-20T18:34:12-02:00 Boas Práticas|