/, Boas Práticas/Kits de teste e itens essenciais para o aquário do acara disco

Kits de teste e itens essenciais para o aquário do acara disco

Um dos itens mais importantes que você vai precisar para ter sucesso no cuidado do acara disco são kits de teste. Com os kits de teste será possível identificar a presença de amônia, nitritos e nitratos ou determinar o pH e os níveis de dureza de carbonato. Com seus próprios kits de teste, você poderá verificar rapidamente os parâmetros da água a qualquer momento. Isso permite garantir que o seu cuidado com a água do aquário esteja sendo mantido da forma como deveria, e permite determinar se a causa de qualquer problema está relacionado à alteração de algum parâmetro da água. Você precisa de testes para os seguintes parâmetros:

Kit de Test Acara Disco

Imagem: Creative Commons, License

1. pH

A chave para disco saudáveis é manter um nível constante do PH, evitando oscilações para cima ou para baixo. O PH é a acidez da água, a água muito ácida tem um pH inferior a 7 (7 é neutra) e um PH maior do que 7 é considerado alcalino. Aprender a controlar o pH em seu aquário Discos é muito importante.

Existem diversos condicionadores disponíveis na maioria das lojas de aquarismo, específicos para aumentar ou diminuir o pH. O pH é diretamente afetado pelo GH e KH. Se os seus níveis de GH ou kH não estão como deveriam, você pode tentar alterar o pH, mas ele volta para cima ou para baixo novamente. Sempre armazene sua água tratada por um período de tempo antes de coloca-lá no aquário para evitar o “efeito tampão” e cuidadosamente monitore os parâmetros da água.

2. Amônia

A amônia é o resultado direto de decomposição de alimentos, resíduos de peixe, plantas etc. Qualquer teste de amônia deve produzir leitura em 0. Todos os níveis de amônia detectáveis poderão causar problemas para o seu disco.

3. Nitritos

Os nitritos são resultado da quebra da amônia por bactérias nitrificantes. Não é tão problemático como a amônia, mas ainda pode ser muito prejudicial para o seu disco. Como amônia, seus testes de água devem ser zerados para presença de nitritos.

4. Nitratos

Os nitratos são o resultado final do ciclo do nitrogênio. Não sendo extremamente prejudiciais para o seu disco. Provavelmente irá aparecer em seus testes de água. Até 20 PPM é considerado seguro para os discos.

5. Dureza de carbonatos (KH)

Outra característica da qualidade da água que você deve estar ciente é o KH ou dureza de carbonatos. Este mede a quantidade de iões de carbonato e bicarbonato dissolvidos na água. Quanto maior for o nível de KH mais estável será o pH será. Para um aquário de Discos, você deve tentar manter um nível de KH entre 5 e 8.

6.. Dureza Total (GH)

Também conhecido como alcalinidade é a quantidade de íons de cálcio e magnésio dissolvidos na água. Discose peixes em geral necessitam desses minerais para permanecerem saudáveis. A alcalinidade é medido em GH. O que chamamos de água mole é a água com um baixo GH e água dura tem uma maio GH. Como Discos preferem água mais moles, entre 8-12 GH, você pode ter que diminuir o GH se sua água é muito dura.

Outros itens

Você também vai precisar equipar-se com outros itens essenciais, como um bom condicionador de água para remover o cloro, cloraminas e outros elementos indesejáveis da água da torneira, tanto na montagem inicial do seu aquário como sempre que for fazer TPA’s. Como alternativa você pode considerar a aquisição de um filtro usado para remover o cloro, cloraminas, e metais potencialmente prejudiciais da água da torneira. Apesar de relativamente caro inicialmente, será mais econômico no longo prazo do que comprar continuamente condicionadores, além de produzir água de melhor qualidade.