/, Boas Práticas/Ciclagem do aquário do Acara disco

Ciclagem do aquário do Acara disco

Ciclar o aquário do acara disco nada mais é do que dar tempo para o crescimento de colônias de tipos de bactérias benéficas, também chamadas de bactérias nitrificantes. Essas bactérias estarão presentes em todo o aquário, nas superfícies dos vidros, em troncos, decoração, em grande quantidade no substrato e a maioria delas irão se desenvolver no filtro biológico. Nunca, nunca introduza um acara disco em um aquário que não esteja ciclado, ou até mesmo em processo de ciclagem, provavelmente você vai matá-los.

Essas bactérias chamadas de nitrificantes são responsáveis por neutralizam a amônia, resultante da decomposição de toda matéria orgânica gerada no aquário, convertendo-a primeiramente em nitritos. Posteriormente os nitritos são convertidos em nitratos um composto que em baixas quantidades não é toxico aos discos, já a amônia e nitritos são tóxicos para os discos. Em um aquário ciclado, estas bactérias irão manter-se em quantidades suficientes para tornar inofensivo toda à amônia gerada. As colônias de bactérias benéficas só podem se desenvolver e sobreviver na presença de amônia e oxigênio, pois é a base de alimentação delas.

Prazo, tempo de ciclagem

O processo de ciclagem natural do aquário geralmente leva em torno de seis semanas. Durante o processo de ciclagem, não é necessário realizar trocas parciais de água, uma vez que na tem nenhum peixe no aquário, mas verifique regularmente o pH da água do seu aquário. Um pH baixo de 6,0-6,5 durante a ciclagem vai diminuir o desenvolvimento das colônias de bactérias nitrificantes e talvez até mesmo parar seu crescimento.

Confirmando a ciclagem

Você pode identificar que o processo de ciclagem está começando quando os testes de água começam a mostrar uma grande quantidade de amônia. Isso siguinifica que seu aquário começou a produzir amônia, mas ainda não há bactérias que vão decompor essa amônia, ainda… Depois de alguns dias, ou em alguns casos de algumas semanas, o teste de água começará a mostrar níveis mais baixos de amônia e níveis mais elevados de nitritos. Isso comprova que as bactérias estão se desenvolvendo e consumindo a amônia. Alguns dias ou semanas mais tarde, então, os níveis de nitrito começarão a cair e os níveis de nitrato irão aumentar.

Com o tempo, quando seu teste de amônia e nitrito estiver marcando zerado durante pelo menos 2 dias consecutivos em horários diferentes, seu aquário já estará ciclado.. Isto é a confirmação de que o tamanho da colônia de bactérias se desenvolveu o suficiente para lidar com toda biocarga gerada no aquário. Neste momento provavelmente o nível de nitrato estará bem alto, uma vez que não foram realizadas TPAs nesse período de ciclagem. Faça uma grande TPA, de 75% a 90% para reduzir o nitrato a pelo menos 20 ml/l. Agora você já pode começar a colocar Discos no aquário.

Acelerando a ciclagem

Se por acaso você não tem todo esse tempo para esperar até ciclagem do aquário naturalmente, você pode acelerar o tempo de ciclagem utilizando algumas técnicas. Para diminuir esse tempo você deve ter em mente o que é preciso para acelerar o crescimento da sua colônia de bactérias. Veja mais detalhes em Acelerando o processo de ciclagem do aquário