/, Boas Práticas/Como manter a água do meu aquário para o acara disco??

Como manter a água do meu aquário para o acara disco??

Um dos aspectos mais importantes para manter o Acara Disco em um aquário é a manutenção de uma excelente qualidade de água.

Imagem Agua Acara Disco

Imagem: Creative Commons, License

Para disco, é necessário que a qualidade da água situe dentro de certos parâmetros para assegurar que eles fiquem bem, saudáveis e sem stress. Manter a qualidade da água perfeita significa que você tem que entender as necessidades dos discos em termos de qualidade da água e que medidas são necessárias para manter a qualidade da água dentro desses parâmetros. (Veja: Ajustando os Parâmetros da água do aquário)

Condições da água Ideal para Acara Disco:

PH: 6 a 6,8
Temperatura da água: 28 ° a 30 ° Celsius
GH (Dureza Total) : 10 a 200 mg/L
KH (Dureza de carbonatos): 40 e 100 mg/L
TDS (Total de sólidos dissolvidos): 70 -150
Amônia: 0
Nitritos: 0
Nitratos: abaixo de 20 mg/L

Kits de Teste

Para se tornar um aquarista e ter Discos saudáveis irá precisar ter um kit de teste. Há muitos kits de teste de aquário simples de usar e fácil de entender disponíveis no mercado. Vale a pena investir em um kit de teste, porque com certeza vai ter que realizar vários testes de água em seu aquário  e esses kits são especificamente desenvolvidos para isto.  (veja kit de testes)

Filtragem

Seu filtro será responsável pela manutenção das condições saudáveis de água dentro do aquário. Um filtro é essencialmente um local onde estarão disponíveis elementos para fixação de uma colônia de bactérias nitrificantes. Essas bactérias irão quebrar e decompor qualquer tipo de partículas orgânicas toxinas nocivas e resíduos alimentares. Existem basicamente três tipos de filtragem, isto é, biológicos, mecânicos e químicos, o ideal é que você possua os três em seu aquário. (Veja filtragem)

O resultado final de todo o processo de filtração serão os nitratos, você ainda precisará se preocupara em manter os níveis de nitrato controlados, ou terá alteração no PH, pois o nitrato é um acido. Isso poderá ser feito principalmente através das trocas parciais.

Trocas parciais (TPA)

Mudanças de água frequentes são de singular importância para a manutenção da boa qualidade química da água do aquário. A frequencia e a quantidade de trocas depende muito do seu esquema de filtragem, da quantidade de peixes que possui e da quantidade de alimentação diária fornecida. A regra geral é quanto mais peixes mais TPAS, quanto mais alimentação mais TPAS. O ideal é realizar TPA quando o nível de nitrato está em no máximo 80 mg/l, quando o valor de pH cai abaixo de 6 ou quando há algum problema com os discos. Geralmente, você deve mudar de 20% a 30% da água a cada semana. (Veja TPA)