//Quais alimentos posso dar ao meu Acara Disco

Quais alimentos posso dar ao meu Acara Disco

O organismo do acara disco em seu processo de evolução se adaptou a assimilar suas necessidades nutritivas em vários tipos de alimentos. São capazes de consumir, e consomem, tanto proteína animal como vegetal. Exigem altos níveis de proteína em sua dieta, no entanto sem que esteja isenta de componentes vegetais e vitaminas. Os discos são onívoros, seu aparelho digestivo é adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos. Hoje estão disponíveis comercialmente algumas opções de alimentos:

Alimentos Acara Disco

Imagem: Creative Commons, License

Ração

A forma mais fácil de alimentar seu acara disco é comprando rações comerciais, de alta qualidade, feitas especialmente para discos, em flocos ou em pellets. Essas rações são balanceadas para atender as necessidades alimentares dos discos. Tente ter ração de dois ou três tipos diferentes e de marcas diferentes. Não pegue a primeira ração de peixe que ver pela frente, varie na hora de alimentar seus discos. Cada ração é balanceada de uma maneira e possui ingredientes específicos. Ao fazer um mix de ração você permite que seus discos absorvam um pouco dos nutrientes especifico de cada ração. Eliminando o risco de algum tipo de deficiência que pode acontece se utilizar apenas um tipo.

Alimentos Vivos

Outra opção são os alimentos vivos propriamente ditos como moina, tubiflex, larva do mosquito, bloodworm, minhocas, artemia, besouro de amendoim, tenebrios etc… Esses alimentos são excelentes suplementos nutricionais para peixes, poderíamos dizer que fazem parte da alimentação natural dos discos. Por esse motivo seria ideal optar por esse tipo de alimento. Mas Infelizmente, alguns desses são cultivados em água doce e que podem estar contaminados com microorganismos e patógenos que são prejudiciais para o seu disco. Eles podem introduzir um organismo indesejável em seu aquário. Somente se você souber a procedência do alimento vale à pena optar por mais essa opção de alimento, mas apenas se souber da procedência, caso contrario pode ter muitos problemas com seus discos. Alguns produtores desse tipo de alimento garantem 100% de esterilização em seus produtos, procure saber antes de comprar.

Congelados

Também existe no mercado comida congelada á base de alimentos vivos como artemias, dafnias, bloodworms, camarão, krill, larvas de insetos e outros, que os discos aceitarão de bom agrado. Ao passar pelo processo de congelamento a maioria dos patógenos são mortos, mas não é garantida a esterilização. Mais uma vez a procedência deve ser bem avaliada.

Linfolisados

Existe algumas opções de linfolisados que se assemelha muito aos congelados na questão nutritiva. Escolha uma marca confiável. Novamente olhe bem nas informações contidas na embalagem para ver se eles mencionam qualquer tipo de esterilização feito para eliminar patógenos.

Pates

Mais uma opção são os Patês caseiros, muitos aficionados e principalmente criadores fazem sua própria comida, usando como base várias combinações de carne (coração bovino, peru, frango etc) despojado de qualquer gordura visível, e tecido conjuntivo. O coração de boi é rico em proteínas, e pode ser fortificados com vários outros ingredientes, incluindo matéria vegetal, vitaminas, peixe, crustáceos. As variações para as receitas são infinitas. O inconveniente do patê é que na maioria das vezes suja demais a água. Se for utilizar patê deve se ficar muito atento aos parâmetros da água do aquário, principalmente os níveis de amônia.

2017-01-13T18:38:46-02:00 Alimentação|