/, Boas Práticas/A Filtragem do aquário do Acara Disco, como funciona?

A Filtragem do aquário do Acara Disco, como funciona?

De todo o conjunto de um aquário de acara disco bem montado, o sistema de filtragem irá representar um dos componentes mais importantes. Dificilmente você manterá alguma espécie de peixe bem, e discos como são muito exigentes seria impossível sem uma boa filtragem. Discos necessitam de água nos parâmetros ideais, e seu filtro será responsável pela manutenção das condições saudáveis de água do aquário. Um filtro é essencialmente um local onde estarão disponíveis elementos para fixação de uma colônia de bactérias nitrificantes. Essas bactérias irão quebrar toxinas nocivas, resíduos alimentares ou qualquer tipo de partículas orgânicas e decompor tudo isso em um elemento não tóxico para os peixes.

Para que essas bactérias cresçam e desenvolvam ao ponto de manterem estáveis os níveis de compostos nitrogenados do seu aquário, é necessário um local adequado, espaço e oxigenação. Para definir o espaço ou o tamanho do seu filtro, leve em consideração duas variáveis, a primeira é o espaço para colônia de bactérias e o segundo o volume de circulação de água do seu filtro.

Espaço para Colônia de Bactérias e Volume de Circulação

Considere como guia a proporção de no mínimo 5% do volume total do seu aquário para o tamanho do filtro. Esse espaço corresponde ao volume liquido, ou seja, o espaço utilizado para mídias biológicas. Para um aquário de 300 L seria necessário então um espaço para colônia de bactérias de 15 litros no mínimo.

Com relação ao volume de circulação de água do filtro, use como regra 5 vezes por hora o volume total do seu aquário no mínimo. Em um aquário de 300 litros seria necessária uma circulação de água no filtro de 1500 litros/hora no mínimo.

Existem basicamente três tipos de filtragem, isto é, biológicos, mecânicos e químicos. Para o aquário de Discos o mais importante será a filtragem biológica. Os outros tipos de filtragem, mecânica e química, irão funcionar como complemento ou como contingência. Entender como cada tipo de filtragem funciona irá ajudar você a escolher o melhor filtro para o seu aquário e permitirá que verifique se o seu filtro está funcionando corretamente.

Filtragem Biológica

A filtragem biológica resumidamente falando refere-se à quebra de amônia em nitritos e depois em nitratos por uma colônia de bactérias. Estas bactérias são comumente conhecidas como “benéficas”, ou “nitrificantes”. Este processo biológico em que as bactérias quebrarem as toxinas nocivas em compostos regulares é chamado de ciclo de nitrogênio.

Os filtros biológicos precisam proporcionar espaço suficiente para estas bactérias crescerem e só funcionam corretamente se as bactérias são expostas ao oxigênio durante o processo. Os nitritos deixados na água após este ciclo do nitrogênio completo. Ainda precisam ser controlado por mudanças de água (TPAs) ou algum tipo de filtragem química.

Filtragem Mecânica

Filtragem mecânica refere-se ao processo de remoção de material de resíduos sólidos e outras partículas d’água. Os filtros mecânicos recebem esse nome, porque eles usam um processo mecânico para remover as partículas maiores da água do aquário antes que as mesmas cheguem até o espaço biológico do filtro.

É necessário que os elementos da filtragem mecânica seja limpos com freqüência, para evitar que o material retido entre em decomposição. Com o passar do tempo, apesar da água que sai do filtro mecânico aparentemente está limpa, estará carregando uma quantidade grande de compostos orgânicos que irão sobrecarregar o filtro biológico. (veja mais em: Filtragem mecânica)

Filtragem Química

A filtragem química utiliza produtos especificamente concebidos para remover as toxinas da água que um filtro mecânico e biológico pode deixar para trás. Estes produtos também podem acabar removendo nutrientes da água do aquário, absorvendo-os. O produto mais utilizado para filtragem química é o carvão ativado, mas existe a venda hoje uma infinidade de produtos com a mesma finalidade. Por alterarem componentes químicos da água, a filtragem química requer um monitoramento constante dos parâmetros da água. (veja filtragem química)

Tipos de filtro

O tamanho do aquário e sua finalidade irão influenciar diretamente na escolha do tipo de filtro adequado para seu aquário. Todos os três tipos de filtragem podem ser mantidos em um único filtro. Você precisar escolher um que se adeque a sua necessidade. Avalie principalmente o espaço disponível para mídias biológicas e o volume de litros hora que o mesmo filtra.  Existe uma infinidade de tipos de filtros disponíveis hoje, desde os mais simples de espuma ou placas biológicas até os que possuem esterilização por luz ultravioleta e/ou injeção de ozônio. (veja: Tipos de filtro)