//A melhor maneira de aclimatar seu Acara Disco

A melhor maneira de aclimatar seu Acara Disco

É muito importante aclimatar seu acara disco adequadamente no novo aquário após o transporte até sua casa. Aclimatar siguinifica introduzir o disco em seu novo ambiente da forma menos traumática possível, de uma maneira que tenha menos impacto para o bem estar dele. É dar tempo para que ele se acostume com os novos parâmetros e assim se sinta menos mal. O ideal seria realizar a aclimatação em um aquário de quarentena. Assim você pode ajustar os parâmetros da água para igual aos parâmetros do saquinho. Durante o tempo de quarentena vá alterando os parâmetros gradativamente até chegar nos valores desejados (iguais ao aquário principal onde o disco irá ficar definitivamente).

O simples processo de mudar de ambiente já é muito traumático para o disco. O ato de tira-lo fora da água por uma redinha é um processo muito estressante. Imagine, pode ser que ele nunca tenha saído de dentro d’gua, e no levantar de uma redinha, bummmm.. uma falta de ar instantânea!!! É assim que ele se sente….

Você já pulou dentro de uma água gelada, de uma vez? Não é uma situação muito agradável, e olha que eu já tive esse costume, uma época da minha vida eu nadava todo santo dia, e no inverno entrar em uma água gelada era tenso. Talvez você goste de pular em uma água gelada, mas a maioria das pessoas não gosta, e inclusive esse processo pode trazer alguns problemas para alguém que não tem esse costume.

Enfim são só exemplos que ilustram o que os discos passam para chegarem em seu aquário. Saiba que eu fui bem generoso, o processo pode ser bem pior do que os que usei.

Além da temperatura você irá se preocupara com outros parâmetros na aclimatação do acará disco. Mas você deve se preocupara principalmente com à temperatura e o pH da água do seu aquário.

Existem dois métodos menos traumáticos comumente utilizados para aclimatar discos recém-comprados no aquário em sua casa. Ambos os métodos são bem simples e irão diminuir muito o estresse e choque provocado por uma grande variação de temperatura ou de pH.

Método de Gotejamento

Esse é o método que indico e utilizo na estufa. Para qualquer disco vendido em nossa estufa damos um equipo de brinde que acompanha o disco para realizar a aclimatação do mesmo da melhor maneira possível, assim como nos mesmos faríamos.

Esse processo leva não mais do que uma hora do início ao fim. É usado uma mangueira de ar com uma válvula de equipo ou um nó, que regula uma quantidade mínima de água que irá escorrer para um recipiente onde o disco a ser aclimatado está. A água irá escorrer do aquário recipiente, um balde por exemplo, de forma lenta. O disco  terá tempo para ir se acostumando com os novos parâmetros da água quer irá sendo alterado gradativamente. Você deve esperar que pelo menos o dobro do de volume original seja preenchido. Coloque algum tipo de oxigenação no recipiente ou deixe que a água goteje de uma altura que permita a oxigenação para que não haja uma baixa na oxigenação da água. (Veja método gotejamento)

Método de Transição

Nesse método o disco é mantido dentro do saco fechado para que não tenha baixa na oxigenação da água. O oxigênio colocado dentro do saquinho para envio de discos permite que ele fique bem sem qualquer baixa de oxigenação durante dias. É um oxigênio puro. O saquinho é colocado dessa forma para boiar na água do aquário de destino. Assim será possível primeiramente que a temperatura da água interna do saquinho se iguale a temperatura da água do aquário. Após um período de tempo começa-se o ajuste dos parâmetros da água, colocando pequenas quantidades de água do aquário dentro do saquinho já aberto. A cada 5 minutos cerca de 10% de água.

Espere 24 horas após a aclimatação para começar a oferecer alimentos. Preste muita atenção à qualidade da água do aquário de quarentena para evitar problemas com o seu novo disco.

Jogue fora a água do saquinho utilizado para o transporte e não adicione à água no aquário, uma vez que poderá está contaminada e suja.

2016-11-24T19:38:23-02:00 Boas Práticas|