//“Teste de Compatibilidade Biológica” do Acara Disco??

“Teste de Compatibilidade Biológica” do Acara Disco??

Sabia que  falta de teste de compatibilidade biológica é a segunda principal causa de doenças em nossos aquários? Que a quarentena não garante 100% a ausência de problemas na inserção de um novo acara disco, apesar de ser o principal mecanismos para prevenção? Discos são peixes sensíveis a novos patógenos, por isso a compatibilidade biológica é um fator tão importante, mas comumente ignorado. Compatibilidade Biológica é um fator tão importante em nossos aquários quanto à quarentena, na verdade poderíamos dizer que o teste Compatibilidade Biológica deveria ser uma etapa obrigatória do processo de quarentena. Deveria ser realizada para qualquer inserção nova em um sistema já montado, seja de peixes, plantas, utensílios, troncos.. etc.

O fato é que todo ser vivo carrega consigo uma carga biológica e viral muito grande. Desenvolvemos imunidade a determinadas doenças, vírus e bactérias. Assim como nos seres humanos, os discos ao longo de sua evolução desenvolveram e continuam desenvolvendo imunidade em relação a certos patógenos que os acometem. Acontece que determinada espécie ou até mesmo a mesma espécie criada em locais diferentes, desenvolvem imunidade a certos patógenos que outros não.

Por exemplo, discos selvagens são imunes a determinadas doenças, discos produzidos na Europa são imunes a outros determinados tipos de doenças, assim como asiáticos a outro conjunto. Quando juntamos esses indivíduos de lugares completamente diversos não podemos ter certeza dos resultados, será que um irá ser imune aos patógenos carregados por outro? Por isso a necessidade de um teste de compatibilidade antes de colocarmos um novo ser em contato com nosso ambiente já estabelecido e estabilizado.

Como realizar o teste de compatibilidade Biológica?

Para realizar o teste de compatibilidade é obrigatório possuir um sistema de quarentena (veja quarentena). Após o processo de quarentena, quando já foi comprovado que o novo habitante não está contaminado ou acometido por nenhum patógeno que lhe cause mau (veja identificando problemas), nesse momento realizaremos o teste de compatibilidade biológica.

Primeiramente teste a compatibilidade do novo abitante ao seu aquário principal. Por um período de uma semana passe a colocar uma quantidade de água do seu aquário principal no aquário de quarentena, onde esta o novo habitante. Nesse momento você poderá identificar alguma incompatibilidade do novo habitante com seu aquário principal.

Após o teste anterior, agora você precisará escolher um disco do seu aquário principal para testá-lo no aquário de quarentena. O ideal é escolher um disco, que evidencie facilmente marcas de estresse, turquesas, por exemplo, isso irá facilitar a identificação rápida de algum mal. Coloque esse disco no aquário de quarentena junto ao novo habitante, obedecendo aos critérios de aclimatação, claro!! (veja aclimatando disco).  Nos próximos 3 a 4 dias fique atento a qualquer sinal diferente. Seu objetivo é identificar se há uma incompatibilidade em ambos os discos, tato o novo como o antigo. Se houver qualquer problema eles rapidamente irão dar sinais do tipo escurecimento, barbatanas coladas no corpo, acuamento em um canto do aquário, feridas..

Encontrou algum problema?

Ao identificar algum problema, avalie a gravidade do mesmo, faça os tratamentos necessários (veja tratamentos). No caso do disco antigo ter problemas, os mais seguro seria não colocar o novo habitante em contato com seus discos  saudáveis, mas cabe uma avaliação da gravidade do problema. Em caso de obito jamais coloque o novo disco junto aos seus, a não ser que queira correr o risco de perder todos seus lindos e saudáveis discos do aquário principal. Isso explica porque algumas vezes compramos discos saudáveis na sua origem, mas ao colocarmos diretamente em nossos aquários, literalmente a vaca vai pro brejo, ou vou criar um novo ditado aqui, o “disco bóia”.

No entanto, se após uma semana tudo no aquário de quarentena tudo estiver bem, pode colocar o novo habitante junto com o disco de teste no seu aquário principal, junto com seus discos saudáveis.

2016-11-24T20:06:51-02:00 Boas Práticas|