//Entendendo a Iluminação do aquário do Acara disco

Entendendo a Iluminação do aquário do Acara disco

Iluminação para seu aquário de acara disco é muito importante. Na natureza os peixes usam a luz como referencia e orientação. Em nossos aquários o acender e apagar das luzes produzem esse mesmo efeito. Esse processo é responsável não só por simular um ambiente natural, mas influenciam diretamente na saúde dos discos, no controle dos níveis de estresse, na intensificação das cores e no desejo de se reproduzir. A iluminação adequada ao seu setup também é vital para que você possa realmente ver, apreciar o seu peixe e desfrutar de suas belas cores.

Você não vai precisar de uma iluminação muito forte, a não ser que queira manter um aquário plantado com discos, mas aqui vale muitos poréns. Para Discos, indicamos a faixa de cerca de 0,25 a 0,5 watts por litro, já estaria adequado, te possibilitaria até ter plantas menos exigentes e fáceis de se manter. O objetivo é que a iluminação se aproxime do habitat natural dos Discos. Se você tiver plantas mais exigentes a faixa watts/litro irá variar de acordo com exigência das plantas, fique atento para não exagerar e prejudicar os discos.

Luz Solar Pode?

Você pode pensar que a luz solar seria ideal então, uma vez que o objetivo é criar um ambiente mais próximo do natural possível. Se pensássemos somente no aspecto iluminação, esse pensamento estaria certíssimo, mas nossos aquários são um ambiente muito reduzido, e a luz solar direta será um excesso e trará mais problemas do que benefícios. A luz solar direta irá alterar a temperatura da água principalmente, já vimos que discos são sensíveis a esse parâmetro. Outro aspecto é que a luz solar irá promover o crescimento excessivo de algas, dificultando a manutenção do aquário. Portanto o ideal é utilizar uma iluminação artificial no aquário dos discos.

Tempo de Iluminação ou foto período

Não deixe as luzes do aquário ligadas por muito tempo. O ideal é que as luzes permaneçam ascesas por cerca de 10 horas diárias. Estudos já mostraram que peixes expostos a um fotoperíodo muito alto têm baixas taxas de crescimento. Os discos precisam “dormir”. Na verdade discos não dormem, mas é como se estivessem dormindo. Eles entram em um estado de baixo metabolismo (com se fosse meio acordado), eles estão descansando. Nesse momento é preciso tomar cuidado para não assustá-los, pois podem nadar desesperados e se machucarem.

Um timer pode ajudar nesse processo. Com um timer você pode configura os horários em que deseja que a luz ligue e desligue automaticamente. Esse automatismo é muito interessante, pois o libera de se preocupar em acender e apaga as luzes e permite que os discos se costumem com os horários definidos, inclusive de alimentação.

Luz noturna

Na natureza os peixes usam a luz do dia, o sol, como referencia e orientação e a noite usam a luz da a lua. Sempre existe uma referencia luminosa, mesmo que bem pequena. Se possível deixe uma luz bem fraca (com led é bem fácil) acesa durante a noite. Isso ajuda para que os discos não se assustem durante a noite ou ao se ligar todas as luzes novamente de manha, pois apesar de estar escuro eles podem ter o mínimo de visibilidade do que acontece a sua volta e assim ficam mais seguros. Essa iluminação noturna não precisa ser necessariamente no aquário, pode ser externa.

Entendo um pouco mais sobre iluminação..

Tipos de Lâmpadas…

2016-11-24T20:11:07-02:00 Aquário de Discos|