//Acara Disco nadando estranho, problema na bexiga natatória

Acara Disco nadando estranho, problema na bexiga natatória

Não há nada pior para quem tem um acara disco do que vê-lo nadando de maneira diferente do habitual. O sentimento que tenho é um aperto no fundo do peito ao ver meu disco  doente em um estado de sofrimento. Quando um disco começa a nadar de forma diferente do habitual geralmente existe algum problema com sua bexiga natatória, que é um órgão responsável por estabilizar o nado. Infelizmente esse problema é bem comum em discos. Geralmente o disco fica nadando de cabeça par baixo ou para cima e alguns casos de lado. Em minha experiência percebi que esse problema só pode ser tratado quando diagnosticado precocemente.

Entendendo a bexiga natatória

É muito importante antes decidir qual o procedimento realizar saber como funciona a bexiga natatória do disco. Os discos usam sua bexiga natatória para estabilizarem seu nado, movendo se para cima e para baixo, enchendo e esvaziado de ar a bexiga por meio de um orifício, chamado de esfíncter. Para subir, o ar passa neste pequeno buraco fazendo com que a bexiga natatória encha de ar. Para descer, a bexiga natatória vai liberar o ar pelo esfíncter.

Se o buraco na bexiga natatória não está funcionando corretamente, por algum motivo, o peixe é incapaz de liberar o ar em sua bexiga natatória, o disco irá ficar de ponta cabeça não conseguindo estabilizar o nado e fará um esforço muito grande para não ser levado à superfície.

Se o ar não consegue entrar na bexiga acontece o contrario, o disco fica sempre virado para o alto, no fundo do aquário, uma vez que a bexiga permanece vazia sem ar.

Este guia definitivo reúne a base de todas a minha experiencia com acara discos para mante-los 100% saudáveis

DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE




Com o passar do tempo uma membrana vai crescer em torno da obstrução, tornando permanente a situação do Disco. Essa membrana só poderá ser removida por meio de cirurgia. Você tem 3 dias a partir da primeira vez que ele começar a desregular o nado para tentar realizar um tratamento.

Causas

Esse problema na bexiga natatória pode e ocorrer por muitos motivos, mas não existe um especifico. Às vezes acontece sem nenhum aviso prévio, de um dia para outro um disco saudável aparece nadando diferente. O que eu  posso dizer é que acontece após mudanças no aquário:

– Grandes mudanças de água fora dos parâmetros
– Alterações graves dos parâmetros da água
– Falta de aclimatação adequada.
– Mudanças bruscas de temperatura
– Stress, muitas vezes o simples fato  mover um peixe de um  aquário para outro
–  Infecção bacteriana
–  Vermes

Sintomas

– Dificuldade em manter o nado estável.
– O disco empina de cabeça para cima e permanece a maior parte do tempo no fundo. Para subir faz um esforço muito grande utilizando apenas as nadadeiras.
– O disco fica de ponta cabeça para baixo e permanece a maior parte do tempo no alto do aquário.
– Flutuar de lado na superfície do tanque.

Tratamentos Sugeridos

Aqui está o que eu faço,

– Separe o disco para tratamento em um aquário hospital com os parâmetros da água de acordo com os que o disco está acostumado, pode se usar a mesma água do aquário em que o disco está.
– Abaixe o nível da água para 1/4 do volume, de forma que o disco fique na posição natural. O Disco não pode ficar deitado. Isso ajuda a diminuir a preção sobre a bexiga mantendo o disco em uma posição confortável evitando muito esforço dele.
– Adicione sal no aquário a 2 g por litro.
– Se o disco estiver comendo, misture sal de epsom no alimento.
– Se não comer de forma nenhuma, substitua o sal na água por sal de Epsom,
– Exercícios para bexiga: para estimular o correto funcionamento da bexiga, vamos tentar exercitar o órgão do disco baixando o nível de água para metade dos ¼ atuais. Em seguida, voltaremos como o nível da água para ¼ da sua altura. Esse processo dever ser feito de forma lenta não pode ser muito rápido. Pode ser repetido varias vezes ao dia, aconselho fazer no mínimo 2 vezes, aproveitando para realizar um pouco de troca parcial da água repondo o sal e remédios aplicados na água. Quando perceber que o disco está melhor, comece gradualmente a subir o nível do aquário. Se ele começar a nadar diferente de novo, diminua o nível de água novamente e continue com o exercício.
No segundo dia se esse tratamento inicial não surte algum efeito, trato com um antibiótico, Macrodantina.
– Na maioria dos casos, infestações de parasitas intestinais estão presentes. Por esse motivo realizo também um tratamento com Fenbendazol em dose única.

Esse método de tratamento é baseado em inúmeras pesquisas na internet sobre o problema, alguns relatos dizem ter grande sucesso outros nenhum. De todos os tipos de tratamento esse foi o que me deu melhores resultados. Posso dizer que obtive bons resultados em 50% dos casos. Nos outros 50% depois de duas semanas de tratamento sem qualquer melhora escolho acabar com o sofrimento do meu disco, e com meu também. Não há nada mais angustiante para um criador de discos do que esses momentos em que um disco não está bem. Eu sei que todos nós amamos os nossos peixes, mas às vezes o melhor caminho é a misericórdia (eutanásia). No entanto, isso não deve impedir-nos de tentar a todo custo fazer o melhor, não só para salvar nosso peixe, mas também, aprender algo novo e aumentar sua experiência, evitando assim erros futuros.

Prevenção

– Evitar mudanças bruscas na água do aquário.
– Manter as condições e parâmetros ideais para o disco.

2018-01-11T13:23:16-02:00 Doenças|